sábado, 14 de outubro de 2017

Festividades do Dia do Professor

A primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor começou em São Paulo, em uma pequena escola que tinha o nome de Ginásio Caetano de Campos, na Rua Augusta. O longo período letivo do segundo semestre que ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. motivou quatro professores a organizar um dia de parada para se evitar a estafa e seria também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
A partir desse Decreto as escolas aos poucos foram aderindo às comemorações em homenagem ao professor. Figura importantíssima e necessária dentro de um estabelecimento de ensino.
Neste ano de 2017 o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Juazeiro do Norte inovou com uma belíssima homenagem como preito de reconhecimento a 15 professores pelos relevantes serviços prestados a Educação do Cariri. A ideia partiu do professor Gagari Lima que sentiu a necessidade de levar ao público a gratidão que todos nós sentimos pelos nossos professores. São eles que nos levam a conseguir e galgar os nossos objetivos na profissão escolhida. 
Colocou a ideia para apreciação do Diretor Geral, Guilherme Brito de Lacerda, sendo aceita. A partir daí, com a aquiescência do Diretor reuniões foram marcadas para discussão dos nomes que seriam escolhidos. A decisão dos nomes foi colocada para apreciação e depois confirmada. O convite foi feito via telefone pelo professor Gagari, mentor da ideia. Em seguida foi entregue o convite pessoalmente pelos professores da entidade.  O professoro Gagari nos informou que em vinte e dois anos de existência do Instituto em nossa cidade este é o primeiro ano que se comemora o Dia do Professor com uma solenidade tão requintada e com a entrega de placa de Reconhecimento. Ele ainda nos disse que estes quinze professores homenageados representam os professores de toda Região do Cariri. Relação dos professores homenageados:

Basílio Silva Neto, Célia Maria e Silva Moraes, César Bandeira de Melo, Daniel Walker Almeida Marques, Edmilson Martins Lima, Francisca Quelma dos Santos, Francisca Teixeira Batista (Dona Teté), Francisco Mendes Amorim, Francisco Renato Sousa Danas, Geraldo Menezes Barbosa, José Orlando de Oliveira, Luciano das Neves Carvalho, Maria Socorro de Morais Martins, Monsenhor Ágio Augusto Moreira, Tereza Neuma de Macedo e Silva Marques e Zuleide Fernandes de Queiroz.
A solenidade aconteceu no dia seis de outubro às 19h no Auditório Kariris do IFCT. Na abertura contou com um Recital de Piano e Violino, a palavra do diretor-geral, em seguida a entrega das placas. No final da solenidade a seção de fotos.
Senti-me muito lisonjeada com a homenagem, até me surpreendi com a escolha. Entretanto, um fator preponderante para a minha escolha foi o período que estive à frente da Escola Dona Maria Amélia Bezerra ocupando o cargo de vice-diretora do turno noturno, um turno difícil de lidar. Durante dezenove anos, administrei com muita responsabilidade, pulso forte e muita coragem. Contei com professores, funcionários, vigias e diretores que me apoiaram. Cumpri minha missão com dignidade e até hoje os meus alunos (ex) me cumprimentam, me abraçam e recitam com alegria: “Esta é a minha eterna diretora”. Que sabor maravilhoso sinto, o sabor da gratidão
Agradeço a toda equipe do Instituto Federal por esta maravilhosa ideia e que tenha continuidade esse preito de reconhecimento.  



Um comentário:

  1. Parabéns, professora Tereza neuma! Que a celebração do "dia do professor", seja todos os dias!

    ResponderExcluir