sábado, 20 de junho de 2015

Guardados que encontrei quando arrumava a mudança - Última parte



1. Na inauguração do Estádio Romeirão, em 1969, o Icasa  time da predileção dos moradores de alguns quarteirões da Rua São José, se cotizaram para preparar uma bandeira grande, de mais ou menos três metros. A cor verde com o emblema e a cor branca com o retrato do Padre Cícero, na nossa cabeça para dar sorte. Marilac Fernandes Barbosa (prima nossa), pintora exímia, nesta época ela estava passando uma temporada em nossa casa e foi a ela que recorremos para pintar. Compramos o tecido, a tinta e mãos a obra. A bandeira ficou ótima. Nilde Couto Bem, baluarte da ideia ficou vibrando. Chega o dia tão esperado do jogo. A turma, Antônio Luiz, Aécio Bispo, Marcelo Leitão, Paulo Airton, Aldo Marcozzi, Nininha Bispo, Penha Bispo, Aguinailde de Sousa, Regina Celi, Nilde Couto, Marleide, eu e mais outros jovens que não lembro os nomes  partimos para o Romeirão. Antonio Luiz com a bandeira tremulando e gritando. Todos eufóricos acreditando na vitória do nosso time. Final do jogo, Icasa perdeu. Os torcedores adversários começaram a vaiar a nossa turma. Antônio Luiz, esquentado por natureza, partiu com a bandeira para bater nos caras, sem medo. Acontece que eles tomaram a bandeira e quebraram o mastro,  ai que vergonha! Voltamos para casa todos entristecidos e com a bandeira enrolada debaixo do braço. Mostro para vocês a pintura da bandeira.

2. A Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes e Igreja de São Miguel tendo como vigário Padre Onofre, no mês de maio, mês consagrado a Maria Santíssima visitava as residências levando Nossa Senhora e no ato da visita  entregava uma vela etiquetada com o nome do noitário e o valor a ser entregue. Essa renda era revertida em benefício da igreja.


3. Mensagem entregue aos professores e funcionários no dia em que recebi a carta de afastamento das mãos da Delegada de Educação, Maria Loureto de Lima da direção financeira da Escola de 1º Grau Dona Maria Amélia Bezerra, em 02 de fevereiro de 1995. A diretora administrativa dona Socorro Almeida e a diretora pedagógica Cláudia Rocha mandaram celebrar uma missa em ação de graças pelos 19 anos em que servi a esse estabelecimento de ensino. O celebrante foi Padre José Alves de Oliveira, hoje com o título de Monsenhor. 

4. Agenda-brinde do Posto Maria Néri e Posto Texaco da Organização Dílson Néri Ltda. Ganhei de Penha Néri quando morava na Rua São José, vizinha à casa de dona Dela e de seu Elizeu Bispo. Encontram-se nela  muitas anotações de fatos acontecidos comigo, com Daniel e  com os meus filhos.   
5. Cartão muito distinto que recebi de titio Plácido e de sua esposa, Maria Odália por ocasião de minha formatura de professora primária no ano de 1968.

6. Na excursão que fui ao Rio de Janeiro, em 1965, promoção da nossa turma de humanistas do Ginásio Mons. Macedo, conheci pela primeira vez uma loja de departamentos, a hoje extinta Mesbla. Acostumada com lojas de miudezas, de móveis e eletrodomésticos, armazéns de cereais e estivas (onde se fazia a feira, como se chamava antigamente) e me deparar com uma loja enorme de quase tudo foi uma surpresa e tanto.  Ah! Leitores amigos, beiradeira como era chamada gente do interior, parei na entrada e fiquei admirando tudo. Quanta novidade, meus olhos brilhando e apreciando a beleza da loja.  Tempos depois, de férias em Fortaleza, encontrei essa mesma loja e me tornei freguesa. Comprava presentes e pedia as embalagens para embalar em casa. E é por esse motivo que encontrei dentro das minhas caixas esta, a única que restou.
- Comprovante fiscal do Magazine Samasa, loja de departamentos que funcionou na Rua Santa Luzia e Rua Conceição, atravessava de uma rua a outra. Esta loja já não existe, na Rua Santa Luzia, hoje funciona a Loja Insinuante e Rua Conceição, o Supermercado Lagoa. Loja que fez muita falta em nossa cidade. Tenho boas lembranças dela.   



7. Em uma das nossas visitas à cidade de Assaré em busca do famoso Patativa do Assaré tivemos o privilégio de encontrá-lo e não podíamos perder a oportunidade de ser fotografado ao lado dele. Grande dia!


8. Bíblia Sagrada presente maravilhoso de padre Murilo quando nos visitou para conhecer, meu filho Michel, recém-nascido, em junho de 1973.

9. Recibos de mensalidades que paguei quando estudava no Ginásio Mons. Macedo. A nossa moeda nesse tempo era o cruzeiro novo – Ncr$. Flagrantes da comemoração dos 20 anos da nossa turma do Normal. Encontro informal na residência de Tereza Fátima Bezerra e José Roberto Celestino, uma maravilhosa manhã de lazer, momento de confidências, de novidades. E à noite missa celebrada pelo saudoso padre Murilo na Capela da Escola.

 
10. Cartão de visita da Lojas Credilar quando meu pai, Luiz Pereira e Silva (Lulu) era o proprietário, no início da década de 60.









11. Convite enviado para os ex-diretores, professores e alunos da Escola de 1º Grau Dona Maria Amélia Bezerra por ocasião da comemoração dos seus vinte anos de fundação. Atualmente funciona com o Ensino Médio.

12. Inauguração em nossa cidade da primeira Rádio FM, a Rádio Transcariri,  no dia 21 de abril de 1984, da qual meu marido Daniel Walker foi um dos proprietários juntamente com Francisco Silva Lima, Coelho Alves,Cícero Antônio Alves e Adauto Bezerra Junior.  Dia glorioso! O sol irradiando sua luz e a rádio entrando nos lares caririenses.

13. Contrato do consórcio de uma bicicleta que inventei de pagar. O sonho de minha vida era aprender a andar de bicicleta e para concretizá-lo precisava ter uma. Com ajuda da bicicleta (pequena) do filho de uma amiga, enfrentei a bike-escola na área da minha antiga casa. Uma aventura e tanto para mim, que nessa época já estava com mais de quarenta anos.

14. Coletânea de carteiras, do Clube do Fan, do programa de Alceli Sobreira; Clube das Garotas, da revista Garotas; Carteira da Faculdade de Filosofia do Crato; Carteira do INAMPS, hoje chamado INSS e Carteira do   Sesi, quando fui comerciaria trabalhando na Lojas Credilar de Valdo Figueirêdo.

15. Brinde que a Poupança Credimus brindava os clientes, com um porta-batom, chique para a época. Caderneta de Poupança Bradesco com comprovante de conta e depósito. Daniel foi gerente da Credimus e continuou nesse cargo após a venda para o Bradesco.
E assim caros leitores, o meu baú de guardados chegou ao final. Desfrutem destas lembranças, talvez com curiosidade, ou para lembrar momentos de escola, de professores, ou simplesmente como leitores desta minha Coluna.
Para todos, um Feliz São João e São Pedro, com bastante comida típica e o forró pé de serra para alegrar os corações.
Até a próxima, fiquem com Deus!