terça-feira, 31 de julho de 2012

Firmas que não existem mais em Juazeiro

 31.07.2012
     

Como sou de guardar, de resgatar, de colocar em caixas, gavetas, objetos, notas, sacolas de plástico, papeis, que para alguns não têm o menor valor, mas para mim significam muito, e quando estava organizando o Bazar Solidário descobri tesouros que nem lembrava mais. São peças de lojas que já não existem mais. E tem mais, encontrei também notas fiscais, adesivos atrás das peças e também sacolas. São lembranças demais! Caros leitores, vejam as lembranças de lojas, empresas que já atingiram o seu apogeu e, hoje, só a memória para guardá-las.
Samasa-Sebastião Arrais S.A - magazine com enfeites, miudezas, eletrodomésticos, bicicletas etc. Era uma grande loja com duas frentes, uma na Rua Santa Luzia e outra na Rua Conceição. A Samasa fechou suas portas e em seu local foi instalada a Lobrás (Lojas Brasileiras) a qual foi sucesso absoluto durante um bom período, mas houve uma decadência na empresa, e todas as lojas existentes no nosso país foram fechadas. O prédio está ocupado agora pela A Insinuante, na Rua Santa Luzia, e o Super Lagoa,  na Rua Conceição.
A  Pernambucana - ficava na Rua São Pedro com Rua Conceição. No início era uma loja de tecidos, de cama, mesa e banho. A loja se expandiu e construiu o primeiro andar. Nele encontravam-se enfeites, colchões, escadas, louças brancas e coloridas, uma variedade enorme de copos, taças etc. Atualmente neste prédio funciona a Lojas Zenir. 
Casa Morais - localizada no quarteirão sucesso da cidade, “slogan” de Coelho Alves, nas propagandas da Rádio Iracema. Esse quarteirão sucesso era considerado entre a Rua Santa Luzia até a Praça Padre Cícero. O prédio da Casa Morais, nº 506. Loja especializada em presentes. O seu proprietário, seu Raimundo Morais, de um bom gosto muito apurado, trazia para nossa cidade o melhor em peças finas de cristal, louças chinesas, Sabonete Sabão da Costa, de um aroma inesquecível. De repente nessas lembranças sinto o cheiro, a fragância que impregna meu olfato, do perfume do sabonete. Faqueiros em caixas de madeira, baixelas, um sortimento invejável que atendia ao gosto de todo freguês. Nesse prédio funciona atualmente Lojas Dulare.
Ótica Boa Visão - existiu nesse mesmo quarteirão, no nº 512, hoje está instalado O Boticário.
Lojas Credilar - localizada na Rua São Pedro, nº 317, esquina com Rua São Francisco, especializada em móveis, cozinhas, eletro domésticos e adornos de decoração. Neste local funciona hoje a Farmácia Avenida.
Américo Jeans, loja de confecções, especializada em modelos diversificados de jeans, de camisas e blusões, de preços inigualáveis. Funcionou na Rua Santa Luzia com Rua São Pedro. Está funcionando neste local a Pague Menos.
Banca de Revista de Liquinha - instalada na Praça Padre Cícero.
Foto Targino - um dos mais antigos estúdios fotográficos de nossa cidade, funcionou na Rua Delmiro Gouveia, nº 71.
Sapataria Frei Damião, prédio de nº 906, na Rua São Pedro, no local está instalada hoje a Beth Confecções.  
Casa São Judas Tadeu - prédio localizado em frente à Prefeitura, nº 1091. Hoje funciona o restaurante self service, Gastronomia Arte.
Supermercado Brasil - um dos mais sortidos nos anos 80, com vários caixas funcionando, muitos carrinhos na entrada do mercantil. Funcionou na Rua Alencar Peixoto com São Paulo. A loja existente no local hoje é uma loja de confecções e calçados, denominada Tá com tudo.
Rápido Juazeiro - a pioneira no transporte de passageiros em viagens noturnas, razão por que o ônibus era chamado de corujão. Ela inaugurou um serviço até então inédito nesta região: a assistência da rodomoça (a versão da aeromoça no transporte rodoviário). A Rápido Juazeiro depois foi vendida a Expresso Guanabara que hoje é líder em toda região cearense e em algumas cidades do Nordeste.
O que nos resta é recordar. E assim é nossa vida cheia de mudanças, de transformações, que na maior parte das vezes nos enriquecem. Entretanto essas transformações às vezes nos entristecem e nos fazem refletir como devemos encarar o passar dos anos, com o espírito de jovem, que vive alimentando os sonhos e as ilusões. 
Arca da Aliança - loja especializada no setor de calçados, a maior já existente em nossa cidade. Duas entradas; entrada pela Rua São Pedro e pela Rua São Paulo. Funciona agora o Atacadão Fort Tudo.
Abaixo mostro algumas imagens para lembrar as firmas (antigas) citadas: