domingo, 23 de dezembro de 2012

Bola de natal, coroa imperial, diadema real, todos esses nomes para uma só flor



A natureza é magnífica, um presente maravilhoso que Deus criou para nós. A beleza das flores me encanta e me contagia de alegria. Em meu quintal tenho um pequeno jarro com batatas da lindíssima planta Scadoxus multiflores, popularmente conhecida como bola de natal, coroa da imperatriz e vários outros nomes. Cada batata produz uma única flor no ano e ela permanece bonita de uma a duas semanas, depois vai fenecendo aos poucos. O tom coral dá lugar a um tom vinho e o viço desaparece, os pendões caem todos ficando somente a haste. Possuo esta planta há vários anos e cada ano ela me surpreende com mais flores. No primeiro ano que surgiram as flores, abriram três. No ano seguinte aumentou para cinco e este ano 10. A história dessa planta é muito interessante. Durante quase o ano todo só aparecem as folhas. As folhas são sustentadas por hastes grossas que chegam a medir de trinta a quarenta centímetros. Quando chega o mês de setembro as folhas começam a amarelar e apodrecem. O que resta da planta, somente as batatas, a impressão que nos dá é que ela vai morrer. Passa o mês de outubro e nada de novidade, a planta está totalmente nua, somente as batatas expostas. No mês de novembro surge de dentro das batatas uma pequena folhagem na cor verde com tons de laranja. E no mês de dezembro o prenúncio de que a flor vai abrir, é como se ela estivesse anunciando a chegada do Deus-Menino, que é tempo de renovar, de mudar para melhor e receber o Deus-Menino com pureza no coração. E é nesse clima, embalado pela magia do Natal que a bola de natal dá os primeiros sinais de que logo, logo vai surgir esplêndida e majestosa a primeira flor aberta. É um processo curioso e genial, desabrocha de pouquinho. Bem cedo costumo aguar minhas plantas e vejo surgindo uns pequenos pendões, à tarde olho e os pendões já estão mais abertos, e no outro dia, a flor abre totalmente, não só uma flor, mas minúsculas e inúmeras florezinhas. A magia de Deus é espetacular, escolhe o mês do seu nascimento para que sintamos o quanto ele é importante. O quanto ele nos ama. O quanto ele nos quer ver felizes. Assim, apreciadores de minha coluna, admirem o que a Scadoxus multiflores é capaz de fazer, irradiando beleza. Um Feliz Natal, rico de sonhos realizados!

 Mensagens recebidas sobre a coluna anterior:
Quando eu vou para a casa dos meus avós ajudar minha avó a ornamentar a árvore de natal, colocar as pilhas nos papais noeis e preparar a lapinha, eu me sinto muiiiiiiiiiiiiiiiiito feliz em participar e ajudar a minha vovó.
Heloísa López Garcia Marques

Quando eu sei que faltam poucos dias para eu ir para a casa dos meus avós para ajudar vovó Neuma a enfeitar a casa para o Natal, fico muito ansiosa, e quando chega o dia eu fico muito feliz, pois quando tudo fica pronto gosto de saber que ajudei na decoração.
Isadora López Garcia Marques