quarta-feira, 20 de abril de 2016

Que fartura de familiares nascidos no mês de abril

Maria de Fátima Sampaio (prima), 02; Maria Estela López, 02 (sogra de meu filho, Daniel Junior; Heloísa López Garcia Marques (primeira netinha), 06; Eliete Almeida (tia de Daniel), 07; Katiúscia Furtado Marques (esposa do meu filho Michel), 07; Luiz Pereira e Silva (meu pai), 10;  Isadora López Garcia Marques (segunda netinha), 11; Marta Edna Macêdo Figueirêdo (prima), 11; Pedro Grangeiro Macêdo e Silva, 18; Maroly Marques (tia de Daniel), 25 e Antônia Zeneida Macêdo e Silva (minha mãe), 29. 
Tem mais, foi no dia 04 que começamos a namorar em 1969, Sexta-feira Santa. E como deu certo! Já completamos quarenta e sete anos de um lindo amor (três anos de namoro e quarenta e quatro de união conjugal). Gestos que exercito quase diariamente e que fazem parte da minha personalidade que são distribuir mensagens, comemorar aniversários dos familiares e amigos, celebrar a minha vida e anunciar conquistas. No segundo domingo deste mês comemoramos em nossa casa com um almoço familiar os aniversários das netas, da nora e da sogra de Daniel Junior. Não faltou abraços e votos de felicidades. E neste final de semana fomos surpreendidos por nossas netas com o resultado do Festival de Poesia que acontece todos os anos na escola que elas frequentam, Escola Sossego e as duas foram selecionadas num total de 14 concorrentes. E Heloísa López Garcia Marques, aluna do 9º Ano do Ensino Fundamental, venceu classificada em 1º lugar com a seguinte poesia:
                     
Jovem também preserva
 
 Planeta Terra,
   Uma graça vinda de Deus
   Que Ele deixou de herança
   Para todos os filhos seus.

   Se o homem não preservar
   E permanecer a maltratar
   Aquilo que é cheio de beleza
   Se degradará, em meio a tanta tristeza.

   Sabe aquela poluição?
   Tudo vai ficar para trás
    Pois se todos nos unirmos
    Assim seremos mais.

  


 Se nos juntarmos
 Em prol da casa comum
 Acabaremos com os problemas
 Todos, um a um...

 Um mundo mais sustentável
 É o presente que desejamos
 Com um jovem mais responsável
 Essa causa abraçamos.
   
Poesia selecionada de Isadora López Garcia Marques, cursa o 8° Ano do Ensino Fundamental.
                   
A juventude também preserva

   
  As pessoas têm que preservar,
   para um mundo melhor criar
   Se todos ajudarmos
   um novo amanhecer conseguiremos

   Juntos melhoraremos 
   e um melhor planeta teremos
   Se a natureza acabar
   o mundo pior vai ficar

   Vamos procurar preservar,
   e juntos essa causa abraçar
   Temos que a nossa morada comum proteger
   para em um mundo melhor viver

 
                                                   
 A casa comum é um bem para todos
 temos que nos ajudar
 e também aos outros,
só assim o planeta vai melhorar.


E assim, caros leitores, divido com vocês esta alegria que nos encheu de orgulho e por outro lado nos certificamos que os ensinamentos que os nossos  filhos receberam em casa, já transmitem para os seus filhos; as atividades e os ensinamentos que recebem dos professores na escola são aliados excelentes para criar  nas crianças e nos jovens o sentimento de responsabilidade e de uma contribuição mais eficiente no tocante à preservação do meio ambiente. É necessário mencionar também o que o Papa Francisco tem nos ensinado muito ultimamente para que zelemos pelo nosso planeta, que cuidemos dele com muito amor. E foi por esse motivo que sabiamente o tema da Campanha da Fraternidade deste ano anunciou: “Casa comum nossa responsabilidade”. Cada pessoa fazendo a sua parte economizando água, o saneamento básico sendo aplicado, reciclando o lixo, como o planeta terra agradecerá!