segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

A definição e a importância da Porta Santa da Misericórdia

Em 13 de março de 2015, na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco anunciou que proclamará em 8 de dezembro do corrente ano, na festa da Imaculada Conceição o “jubileu extraordinário” centrado na “misericórdia de Deus” e, percorrerá todo o ano de 2016, e concluir-se-á a 20 de novembro de 2016 na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo .”
A abertura do Jubileu coincidirá com o cinquentenário do encerramento do Concílio Ecumênico Vaticano II, que aconteceu em 1965 e reveste este ano santo de um significado especial, encorajando a Igreja a prosseguir a obra iniciada no Concílio.
No Jubileu, as leituras para os domingos do tempo comum serão extraídas do Evangelho de Lucas, chamado “o evangelista da misericórdia”. Algumas das parábolas mais conhecidas escritas por ele são as da ovelha perdida, a da moeda perdida e a do pai misericordioso.

·   O que é um Ano Santo ou Jubileu Extraordinário?
·   Na tradição católica, o Jubileu é o ano que a Igreja proclama para que as pessoas se convertam em seu interior e se reconciliem com Deus, por meio da penitência, da oração, da caridade, dos sacramentos e da peregrinação, “porque a vida é uma peregrinação e o homem é um peregrino” (MV 14). Em todos os anos santos é possível ganhar indulgências, graças especiais que a Igreja concede e que podem ser aplicadas à remissão dos próprios pecados e suas penas, ou também aos defuntos que estão no purgatório. O lema deste Ano Santo é “Misericordiosos como o Pai”, e a principal intercessora do Jubileu é Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe de misericórdia. A cada 25 anos, a Igreja celebra um Ano Santo Ordinário. O próximo será em 2025. Fora dos anos santos ordinários, a celebração do Ano Santo é “extraordinária”.
       O que são as obras de misericórdia?
    Existem 14 obras de misericórdia, 7 espirituais e 7 corporais.
Obras de misericórdia corporais:
1.   Dar de comer a quem tem fome;
2.   Dar de beber a quem tem sede;
3.   Vestir os nus;
4.   Visitar os doentes;
5.   Visitar os presos;
6.   Acolher os peregrinos;
7.   Enterrar os mortos.
Obras de misericórdia espirituais:
1.   Dar bom conselho;
2.   Corrigir os que erram;
3.   Ensinar os ignorantes;
4.   Suportar com paciência as fraquezas do próximo;
5.   Consolar os aflitos;
6.   Perdoar os que nos ofenderam;
7.   Rezar pelos vivos e pelos mortos.
  
O Papa Francisco fechou no domingo, 20 de novembro, a Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, encerrando, assim, o Jubileu da Misericórdia. Palavras do Papa Francisco: “Assim como Deus acredita em nós próprios, infinitamente para além dos nossos méritos, assim também nós somos chamados a infundir esperança e a dar uma oportunidade aos outros. Com efeito, embora se feche a Porta Santa, continua sempre escancarada para nós a verdadeira porta da misericórdia que é o Coração de Cristo”.
Durante o Jubileu Extraordinário tive a felicidade de adentrar em 14 igrejas e santuários em busca da misericórdia de Deus, Nosso Pai:
Basílica de Nossa Senhora das Dores, Juazeiro,CE; Catedral de Nossa Senhora da Penha, Crato,CE; Catedral de Santo Antônio, Garanhuns,PE; Catedral Metropolitana de Brasília, Brasília,DF; Catedral de Santo Antônio, Salgueiro,PE; Paróquia Catedral de Nossa Senhora de Fátima, Paulo Afonso, BA; Catedral Metropolitana de Goiânia, Goiânia,GO; Catedral Metropolitana de Florianópolis, Florianópolis,SC; Catedral de Nossa Senhora da Piedade, Cajazeiras,PB; Paróquia de Santo Antônio, Barro,CE; Catedral Nossa Senhora do Amparo, Delmiro Gouveia,AL; Santuário Santa Paulina, Nova Trento,SC; Santuário do Divino Pai Eterno, Trindade, GO.

Agradeço a Deus tantas bênçãos e graças que Ele tem derramado sobre nós. E em todas as nossas viagens que fazemos não deixamos de visitar as igrejas para agradecer.
Feliz Natal para todos! .