domingo, 11 de novembro de 2012

Os clubes sociais que existem e os que já existiram em Juazeiro


Treze Atlético Clube - localizado na Av. Mons. Joviniano Barreto com a Rua do Salgadinho, hoje Rua Leandro Bezerra, próximo do Grupo Escolar Padre Cícero. O prédio acomodava vários salões e tinha na sua parte externa o formato arredondado com janelas basculantes com vitrais transparentes e a beirada com telhas contornando toda a área. Nele foram realizados carnavais vespertinos infantis e carnavais à noite para os adultos; tertúlia da Cebola, as mulheres é que tiravam os homens para dançar. Gostava de frequentá-la, como não sabia dançar ficava apreciando os dançarinos. Acontece que numa dessas tertúlias não me saí muito bem, crente que estava livre de convite para dançar, estava bem sentada quando sinto uma pancada no meu ombro e vejo na minha frente um rapaz me convidando para dançar, surpresa pelo convite e pela audácia dele, imediatamente dei um não bem taxativo, ele aborrecido me questionou perguntando: “porque você está aqui? Não devia ter vindo”. Respondi: “Acontece que só estou aqui porque a moça é que escolhe o cavalheiro e ponto final”. Tivemos também nesse clube a presença dominical de José Brasileiro, cantor juazeirense, que apresentava um programa ao vivo, show de calouros, com o acompanhamento do conjunto de João Martins, muito animado ocupava nossas tardes com muita alegria. O prédio do Treze sediou: 1) a 1ª Feira Industrial do Cariri, FIC, tendo como organizadores a Associação Comercial, e o seu presidente o senhor Aderson Borges de Carvalho, dessa mostra Juazeiro saiu famoso, muitas cidades tomaram conhecimento do seu potencial; 2) um curso de arte culinária patrocinado pela Walita 3) bailes de colação de grau das escolas. Passado importante, marcas que ficaram. Hoje no local é a Praça José Sarney, onde está instalada uma academia popular. Este clube tinha também a sede campestre, localizada na Av. Virgílio Távora, na estrada para o aeroporto numa área muito grande, com piscinas para crianças e para adultos; restaurante e muitas árvores. Quando meus filhos eram crianças costumávamos levá-los no domingo para tomar banho de piscina. Como era salutar. Foi palco de grandes festas como a Rosa do Ano, festa que acontecia no mês de maio, idealizada pela profª Zuila Morais; carnaval da saudade; jantares de confraternização do Lions Clube e do Rotary Clube. Hoje, o clube não funciona mais, o que vemos é um prédio todo deteriorado. Sinto desolação em ver esse local que já realizou eventos que marcaram época se encontrar abandonado. Depois o Treze foi desativado e foi arrendado, nos anos de 1985/86, pelo empresário João Oliveira que ali realizou diversos shows com artistas e conjuntos famosos, como, Renato e seus blue capes, Golden Boys, Quinteto Violado, Os Feveres, Luiz Gonzaga e Jorge de Altino, conforme informações prestadas por João Oliveira.   
Celca Clube - localizava-se na Av. Leão Sampaio e era mantido pela Companhia de Eletricidade do Cariri. Grandes eventos foram realizados nesse clube, como o Baile Preto e Branco, organizado pela Loja Maçônica Cavalheiros Spartanos, n° 85; a Escolhinha Menino Jesus, de propriedade de Socorro Maia, realizou algumas vezes a Festa do São João, com a quadrilha das crianças. Quando a Celca foi incorporada à Coelce o clube passou a se chamar Coelce Clube.
Clube dos Doze – localizado na Rua Conceição. Com a realização de vesperais e  tertúlias era um chamariz para a juventude, namoros começados, namoros terminados; encontros de amigos; ensaios de quadrilhas juninas; as festas de colação de grau da Escola Técnica do Comércio e também festas patrocinadas pelos sócios para arrecadar fundos e fazer melhoramentos. Existia um salão de sinuca, onde sacudia os entusiastas para competições. Hoje, no local funciona uma agência do Bradesco.
Clube da APUC, criado pelos profissionais universitários do Cariri para atender o grande número cada vez mais crescente de universitários com o intuito de proporcionar momentos de lazer e de encontros. Eventos juninos, shows e várias festas foram realizados nesse clube, ultimamente está quase desativado, localiza-se na Lagoa Seca.
Clube do BNB – era a área de lazer dos funcionários do Banco do Nordeste, localizava-se numa rua próxima à Pizzaria La Favorita. Tinha restaurante e piscina infantil e de adulto. No domingo era bastante procurado para diversão das crianças e durante a semana, o restaurante a la carte oferecia cardápio variado. Na área está sendo construído o Hotel Verde Green.
AABB – é o clube recreativo do Banco do Brasil,  ainda funciona nos domingos, acolhe crianças e adultos para o divertido banho de piscina. Nos seus salões já aconteceram carnavais memoráveis, com os foliões mascarados; a Festa das Debutantes; Desfiles de Moda; Baile Preto e Branco; Festas juninas das escolas particulares; Festas em comemoração ao Dia da Criança. Uma festa que trouxe muita empolgação organizada pela Escolhinha Menino Jesus, foi o desfile de personagens das histórias infantis, como: Pinóquio, Peter Pan, Emília, Chapeuzinho Vermelho, Visconde de Sabugosa etc. com banca julgadora e premiação. Foi muito bonita e que esse exemplo deveria ser seguido por outras escolas porque entusiasmam as crianças. É salutar porque já mexe com as suas habilidades e potencialidades. O que nos desanima é saber que o Juazeiro cresceu em progresso no comércio, nas instituições acadêmicas, nas indústrias calçadistas, mas não cresceu no lazer, os clubes que outrora trouxeram tantas emoções, divertimentos foram engolidos pela modernidade. E agora o que fazer? Somente trabalhar? Encontros só nos restaurantes e nas pizzarias, e as crianças o que podem fazer, somente se enfiar na internet, nas conversas no celular e adeus aos piqueniques e ao lazer com a família. Torço para que a nossa cidade cresça em todos os sentidos, para que nós, os juazeirenses nos sintamos felizes. 
OBSERVAÇÃO: Falei apenas dos clubes que eu conheci e frequentei.  

Apuc

Meninos se divertem na piscina do Treze, sede campestre
Festa infantil na AABB
Programa de auditório no Treze. A foto mostra o corpo de jurados
 formado por: Irma Iva, Francisco Rocha da Silva, Tereza Cristina
Menezes,  João Hilário, Antélvia Cândido e Daniel Walker. 
A cantora Ângela Maria no Show Vigorelli no Treze, sendo entrevista
pelo radialista Coelho Alves

Treze, sede social
Foto-lembrança de um dos bailes de carnaval realizados no Treze Atlético Juazeirense. Aqui vemos, da esquerda para a direita, os alegres foliões Socorro Militão, Orlando Bezerra, João Barbosa, Carlos Cruz e sua esposa Manina Cruz, e ainda mostra uma das maiores dançarinas que esta cidade já teve, Jacira Leite, que passava distraidamente e foi flagrada pelo fotógrafo. Atrás de Carlos Cruz ainda dá pra ver o Sr. José Gondim  Lóssio. Dessa turma faleceram: Orlando Bezerra, João Barbosa e José Gondim. 
João Oliveira