quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Um belo exemplo de superação que nos leva a refletir



Em visita recente à Casa do Idoso, dirigida pelo irmão Bernardo, OSB, me deparei com uma cena que nunca tinha visto antes, ao vivo e em cores, que me deixou perplexa. Um senhor sentadinho em uma cadeira de rodas, com uma esferográfica na boca escrevendo em um caderno a tabuada. 
Seus membros superiores e inferiores estão atrofiados e pouco se movimentam. Na minha observação fiquei pensando com os meus botões: o que se passa por sua cabeça nestes momentos. 
Notando que estava sendo observado, levantou a cabeça e esboçou um leve sorriso. Aproveitei a pausa que ele deu e perguntei: O que aconteceu com o senhor? Ele respondeu que quando jovem bebia muito e numa destas bebedeiras sofreu um grave acidente que lhe deixou assim.
Mas, apesar de tudo isto era muito grato a Deus por ter-lhe poupado à vida. E para preencher o seu tempo e não se sentir inútil praticava o exercício da tabuada. Não só para decorar como também para exercitar a prática de contas. Perguntei seu nome e de onde ele era. A resposta veio rápida: “Meu nome é Vinícius, nasci em Barbalha, CE, e aprendi o ofício de pedreiro com um senhor muito generoso da cidade de Crato, CE. Quando aprendi o ofício me mandei para o Sul. Trabalhei em Minas Gerais por algum tempo. Em São Paulo é que me dei bem. Construí casas, mas fui muito estragado na minha vida, perdi muita coisa. Não posso reclamar, Deus me deu muitas chances, eu é que não soube aproveitar. Não posso é ficar parado, preciso fazer alguma coisa. Tem mais uma coisa, Neuma, gosto de ler a Bíblia.
Quando acabou de falar, deu um sorriso. Um sorriso de alegria mesmo, de satisfação. Ao despedir-me dele, pensei: Deus é quem lhe dar esta força para suportar com resignação uma vida tão limitada e dependente dos outros.
Parabéns seu Vinícius por seu exemplo.