domingo, 23 de junho de 2013

A festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


O padre Cícero, grande devoto de Nossa Senhora, em suas pregações não deixava de enaltecer e mencionar a importância do papel da mãe do nosso salvador, Jesus Cristo em benefício da humanidade. Ela doou-se no momento do anúncio do Anjo Gabriel, quando ele disse que ela ia carregar no ventre o filho de Deus. Assim todos nós cristãos devemos agradecer e homenagear aquela que não mediu esforços quando pronunciou o sim para Deus. Como preito de gratidão muitas denominações lhe são atribuídas, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro etc.

Este ano em nossa cidade realizou mais uma festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, começando com um tríduo conforme programação abaixo:



                  Hino Oficial da Confraria
Oh! Mãe do Perpétuo Socorro
Venho a ti consagrar
Minha vida de novo
Volve sobre mim teu olhar
Este olhar de ternura. Esse olhar de ternura.
Este olhar de Jesus.
És a mãe da igreja
És a mãe dos aflitos
És a mãe de Jesus.

Maria, nossa querida mãe.
Vem em auxílio do povo
Junto a teu filho, intercede por nós
Oh! Mãe do Perpétuo Socorro.
Oh! Mãe do Perpétuo Socorro.

Venho aqui em teu santuário.
Nossa Senhora mãe de Jesus
Cobre-me com o teu manto sagrado.
Oh! Vem me proteger, vem me iluminar
Com o teu manto de luz
Vem me socorrer, vem me abençoar.
Oh! Mãe de Jesus.
Maria, nossa querida mãe,
Vem em auxílio do povo
Junto a teu filho, intercede por nós
Oh! Mãe do Perpétuo Socorro
Oh! Mãe do Perpétuo Socorro
Oh! Mãe vem me abençoar
Oh! Mãe vem nos abençoar.

Fico muito emocionada quando participo destes festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pois lembro do dia em que recebi a fita da confraria. Na época o vigário era Mons. José Alves de Lima e por sinal foi o fundador da Confraria  em 25 de junho de 1950, tendo como primeiro presidente a senhora Cristina Arrais Almeida e a atual a professora Joana Angélica Feitosa Leonel. A senhora Iraci Onofre Pereira era zeladora e pediu para meus pais para que me tornasse membro da confraria, nessa época contava com dez anos. A solenidade aconteceu às 9h, num dia de domingo, a igreja estava lotada e o calor muito intenso me fez passar mal, tomei água e tudo ficou resolvido. Abro um pequeno parêntese para narrar um fato acontecido com Mons. Lima e presenciado por mim na capela. A missa de 7h, de domingo, celebrada por ele na hora que estava distribuindo a Comunhão, um menino de aproximadamente cinco anos estava encostado na mesa da comunhão, a criança vendo as pessoas abrirem a boca diante do sacerdote imitou-as e recebeu a eucaristia pela primeira vez. Sua mãe aproximou-se e muito aflita falou para Mons. Lima que seu filho não estava preparado para comungar, não tinha feito o catecismo, ele tranquilizou-a dizendo que ele não tinha feito mal algum, foi a curiosidade e a inocência que o tinham levado a praticar esse ato, que ele podia se preparar com a catequista no momento certo e faria a verdadeira primeira comunhão. Com respeito à Confraria fiz parte durante algum tempo, participei de reuniões na companhia de Ruth Batista e Tereza Batista, minhas vizinhas na Rua São José. O tempo passando, o envolvimento nos estudos, as responsabilidades surgindo com o cuidado com os meus irmãos, tudo isso contribuiu para que esquecesse a minha participação como membro, mas o amor, a devoção à Mãe do Perpétuo Socorro  continuam e é a ela que recorro nos momentos de aflições, dizendo: “Valei-me minha mãe do Perpétuo Socorro”.

Abaixo mostro algumas fotos que tirei por ocasião da Procissão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:
Procissão da Noite das Famílias saindo da casa do casal Gladstone Gonçalves-Fátima Gonçalves, Rua Santa Rosa.


 Aqui vemos (de fita verde) a professora Angélica Feitosa Leonel, atual  presidente da Confraria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

 



Abaixo transcrevo uma explicação sobre a origem da devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que encontrei na internet no site:
www.cruzterrasanta.com.br  

 “Louvada, amada, invocada, bendita eternamente sejais, ó Senhora do Perpétuo Socorro, minha esperança, meu amor, minha mãe, minha felicidade e vida minha. Assim seja.” (Sto. Afonso Maria de Ligório).
Em milhares de igrejas espalhadas pelo mundo inteiro, nas quartas-feiras, tradicionalmente, se realiza a novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que teve início no dia 11 de Julho de 1922 nos Estados Unidos.
Vários nomes foram dados a esse quadro: “Virgem da Paixão”, “A Madona de Ouro”, “A Mãe dos Lares Católicos”, “A Mãe dos Missionários Redentoristas”. O nome escolhido pela própria Virgem Maria é “Mãe do Perpétuo Socorro”. É também o nome pelo qual o Papa Pio IX pediu aos missionários redentoristas que a fizessem conhecida no mundo inteiro. Sua história é a história de como Deus orienta os acontecimentos humanos para os desígnios divinos.
Pouco se sabe sobre o autor e a origem do quadro da Virgem do Perpétuo Socorro, o que se imagina é que tenha sido pintado por um artista grego, devido às inscrições, na parte superior do quadro, onde temos as letras gregas que significam “Mãe de Deus”
O que mais nos impressiona no quadro é a figura do menino, que encontra no colo de sua mãe o seu socorro. No quadro, o Menino Jesus contempla um dos anjos, que respectivamente seguram nas mãos os instrumentos pré-figurativos dos sofrimentos futuros da Paixão e Morte do Salvador: lança, vara com a esponja, o cálice com fel, cruz e cravos.
Ao correr para os braços de sua mãe, o Menino Jesus deixa dependurado o cadarço de sua sandália, a nos indicar que até mesmo no último momento devemos estar ligados a ele e a sua Mãe, como o definitivo socorro.
Quanto a Maria, seu olhar é grandioso a nos fitar com ternura, ela toma as mãozinhas do seu menino e nos apresenta como seu e o nosso Perpétuo Socorro.
Segundo uma antiga tradição, o quadro é uma pintura em estilo bizantino, e é também uma reprodução de uma pintura feita por São Lucas evangelista, que além de médico e escritor, era pintor.
Conta-se que um rico comerciante em viagem pela região da Ilha de Creta, ao contemplar o quadro em uma igreja, não se conteve, e o furtou trazendo-o para Roma. O fato deixou a população da ilha entristecida.
Quando o comerciante faleceu a Virgem apareceu a uma menina, filha da mulher que guardava o quadro em casa. Nossa Senhora pediu que o quadro fosse entronizado na Igreja de São Mateus e que lá fosse invocada como mãe do Perpétuo Socorro.
Esteve o milagroso quadro em poder dos Agostianos, depois dos Redentoristas, e, no ano de 1866, foi introduzido na igreja de Sto. Afonso. O Santo Padre Papa Pio IV recomendou aos filhos de Santo Afonso Maria de Ligório(Redentoristas): “Fazei que o mundo conheça o Perpétuo Socorro”.
No Brasil, a devoção chegou no ano de 1893 
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nasceu de um ícone (pintura de Nossa Senhora) milagroso, que foi roubado de uma Igreja na ilha de Creta, Grécia, no século XV. Trata-se de uma pintura sobre a madeira, em estilo bizantino.
Imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Na pintura, Maria é representada segurando o menino Jesus em seu colo. O menino Jesus observa dois anjos que lhe mostram os elementos de sua paixão; Os anjos seguram uma cruz, uma lança e uma vara com uma esponja. O menino se assusta, abraça a Mãe e uma sandália lhe cai dos pés. Arcanjo Gabriel e arcanjo Miguel flutuam acima dos ombros de Maria. O ícone seria uma “cópia do quadro de Maria Pintado por São Lucas”.
História de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título que os cristãos deram a Maria em homenagem e agradecimento à sua atenção constante e perpétua para com a humanidade. Perpétuo socorro quer dizer socorro eterno, socorro sempre. Sempre que precisar. Socorro de Mãe. A mãe nunca esquece o filho, nunca abandona os filhos. Assim é o Perpétuo Socorro de Maria.
Um homem que ganhava a vida como comerciante roubou a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no século XV. Sua intenção era vendê-la em Roma. Durante a travessia do mar Mediterrâneo, uma violenta tempestade quase fez o navio naufragar. Após chegar em Roma, ele adoeceu. Arrependido, contou a um amigo sua história e pediu para que ele devolvesse o ícone  a uma Igreja para ser venerado pelos fiéis.
A esposa desse amigo não quis devolvê-la, mas, após ficar viúva, Nossa Senhora apareceu a sua filha de seis anos e lhe disse para colocar o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em uma Igreja , ou na Igreja de São João Latrão ou na de Santa Maria Maior. No dia 27 de março de 1499 o ícone foi entronizado na Igreja de São Mateus, ficando lá por mais de 300 anos.
Esquecimento e reencontro
Quando Roma foi invadida pelos os franceses, no século XVIII, aconteceu algo muito triste: a Igreja de São Mateus foi destruída. Com isso, os Agostinianos que guardavam a Obra, levaram-na para um lugar oculto. Ali ela permaneceu esquecida, por 30 anos. Mas um monge agostiniano que tinha muita devoção a Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, antes de morrer, contou a história da imagem e da devoção a um coroinha, que tempos depois se tornou padre Redentorista. Passado um tempo os Redentoristas compraram uma área para fazer a sua Casa Mãe da congregação e o jovem padre ajudou a reencontrar o ícone.
Redescoberta do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
No começo de 1866, o Papa Pio IX entregou a guarda da imagem aos Redentoristas. Na ocasião, o papa fez a eles esta recomendação: “Fazei com que todo o mundo conheça esta devoção.” Fizeram então muitas cópias do ícone e a difundiram por todas as partes do mundo.
Devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Depois desta missão recebida do papa, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro passou a ser oficialmente a Padroeira dos Redentoristas. Sua festa é comemoradaem 27 de junho. Após a restauração da imagem, ela foi devolvidaà Igreja de Santo Afonso. Lá passou a ser venerada pelo povo. O quadro, atualmente, em se tratando de ícone bizantioa, é o mais venerado em todo o mundo.
Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Ó mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força de nosso coração, amparar a cada um de nós em vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento. Que o vosso olhar esteja sempre atento para não nos deixar cair em tentação. Que em vosso silêncio aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai. Intercedei junto ao Pai pela paz no mundo e em nossas famílias. Abençoai todos os vossos filhos e filhas enfermos. Iluminai nossos governantes e representantes, para que sejam sempre servidores do povo de Deus.
Concedei-nos ainda muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias, para a maior difusão do reino de filho Jesus Cristo. Enfim derramai nos corações de vossos filhos e filhas a Vossa Benção de amor e misericórdia.
Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e principalmente na hora da nossa morte. Amém. 

MENSAGEM RECEBIDA 
     Querida Tereza Neuma,
Um pouco não, mas fui totalmente tocada por sua mensagem. Sábias palavras!
Queria que todo o mundo lesse, refletisse e colocasse em prática. Sinto saudades desse tempo em que você descreveu tão bem nesse post de 16 junho. Existia amor ao próximo e, portanto, o respeito era exercido naturalmente. Sou uma pessoa de fé e esperança, mas não acredito em dias melhores enquanto existir a droga, principal responsável por esse “caos.”
Simone Beserra – Fortaleza-Ceará