domingo, 26 de maio de 2013

Procissão de Nossa Senhora Auxiliadora


Sexta-feira passada, acordei com o som do alto-falante do Santuário do Sagrado Coração de Jesus cantando o Hino de Nossa Senhora Auxiliadora na voz melodiosa de Adelani.

                                           Auxiliadora, Virgem Formosa

Auxiliadora, Virgem formosa,
Dos pequeninos, Mãe dadivosa,
De mil tormentas entre o furor,
Teus filhos salva, Astro de Amor.
Bradamos todos – numa só voz:
Auxiliadora! Rogai por nós! (bis)
Tu que do empíreo, é Soberana,
Tem dó da imensa miséria humana.
Do nosso exílio, pelo caminho
Envolve a todos no teu carinho.
A efígie diz-nos, quanto és bondosa,
Virgem Maria, quão poderosa:
Jesus que apertas ao coração,
O cetro régio que tens na mão.
Volve-nos meiga o olhar benigno,
Tu que vencestes satã maligno:
Detêm-lhe os botes da sanha irada,
Auxiliadora, Imaculada.

Lembrei então dos meus irmãos que estudaram no Colégio Salesiano e nesse dia elegantemente vestidos com a famosa farda de gala se dirigiam para assistirem à missa em homenagem a padroeira das Obras Salesianas.
A comemoração no dia 24 de maio, faz menção ao retorno do Papa Pio VII a Roma, em 1814, após ser mantido preso por cinco anos na França, devido aos litígios entre o poder civil e o eclesiástico. Para marcar seu agradecimento à Santa Mãe de Deus, o Papa Pio VII criou a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, fixando-a no dia de sua entrada triunfal em Roma. (Canção Nova)
O santo da juventude, Dom Bosco entregou sua Congregação Salesiana, sua obra educacional a Nossa Senhora Auxiliadora para que ela a defendesse em todas as dificuldades, sendo, portanto, sua patrona. 
Dom Bosco ensinou aos membros da família Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de AUXILIADORA. Pode-se afirmar que a invocação de Maria como título de Auxiliadora teve um impulso enorme com Dom Bosco. Ficou tão conhecido o amor do Santo pela Virgem Auxiliadora a ponto de ela ser conhecida também como a "Virgem de Dom Bosco.”
       Leitores amigos, fiquem então, com algumas imagens das procissões solenes e pomposas que já existiram quando era igreja do Sagrado Coração de Jesus, e o andor que percorreu as ruas nesse 24 de maio passado.   
O andor da procissão deste ano no momento em que estava sendo  ornamentado dentro do Santuário.

Duas fotos mostrando procissões passadas