terça-feira, 31 de maio de 2016

Crenças, costumes e tradições religiosas do povo juazeirense

Juazeiro do Norte, minha cidade natal, é rica em fatos e costumes religiosos. 
- Todo dia 4 de cada mês, muitas mulheres e alguns homens vestem roupas marrons. Promessa festa ao santo da ecologia, São Francisco. E tem mais, no dia da Hora da Graça no Santuário de São Francisco, que ocorre nas quartas-feiras, o costume das pessoas que fizeram suas promessas a São Francisco é de participarem da celebração da Missa com roupas também marrom. 


- No mês de maio, consagrado à Maria Santíssima, a cidade fica vestida com o branco da paz. Muitas mulheres vestem durante todo o mês roupas brancas e participam do Sacrifício da Santa Missa durante o mês todo. E quase todas as paróquias comemoram com exercícios marianos como: procissões diárias com a imagem de Nossa Senhora visitando as famílias, a reza do terço em família, a recitação do Ofício da Imaculada Conceição e no último dia do mês, culmina com a homenagem mais sublime que é a coroação. Cada paróquia procura a cada ano fazer mais bonita.  

- No mês de junho consagrado ao Coração de Jesus, todos os dias os membros do Apostolado da Oração fazem sua adoração. É costume os devotos vestirem roupas na cor vermelha durante todo o mês, por promessas feitas e as graças foram alcançadas. 

- No dia 20 de cada mês, os afilhados do padre Cícero Romão Batista vestem roupas pretas e participam da Missa celebrada na Capela do Socorro, onde se encontram os seus restos mortais. A missa é transmitida pela televisão local e pela TV Aparecida no horário de 6h da manhã e também pela Rádio Progresso e Rádio Padre Cícero. Por esse motivo Juazeiro goza do privilégio de ser considerada uma cidade mística, devido as suas tradições. Ressalto um fato muito interessante que ocorre nesta cidade: é que,  a maior parte das nossas igrejas vive de portas abertas diariamente, poucas são as igrejas que ficam  fechadas. Para os fiéis é uma coisa prazerosa, pois encontram sempre a Casa de Deus esperando por eles. Nas viagens e passeios que tenho feito procuro sempre uma igreja para pedir as minhas graças, mas sempre a encontro  fechada, com exceção do domingo. Considero, então, uma grande riqueza  possuirmos as igrejas abertas, com missas diárias e em vários horários para nos aproximarmos  mais do nosso Criador e vivenciarmos a nossa fé com mais entusiasmo. - 

- A cada dia 13 de cada mês se comemora às aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia com celebrações em quase todas as igrejas ao meio dia. É uma celebração de muito fervor, os devotos levam flores, distribuem santinhos, terços, imagens em gratidão por graças alcançadas e usam roupa branca. Também apresentam seus testemunhos das graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora de Fátima.

- No mês de novembro, no dia 27, é o dia consagrado a Nossa Senhora das Graças, chamada também da Medalha Milagrosa, devotos usam roupas brancas ou azul durante todo o mês.