domingo, 1 de dezembro de 2013

Natal: tempo de mudança

Presépio que montei em minha casa
Dezembro chegou e com ele as lembranças de natais encantadores que vivi com meus pais. A árvore de natal que mamãe armava que trouxera de Recife em uma de suas viagens. Nessa época era raridade enfeitar a casa para a chegada do Deus-menino. E a lapinha que mamãe preparava. Na mesa de jantar, sala que não se usava com frequência. Colocava areia bem branquinha que meus irmãos iam pegar no rio Salgadinho, quantas mudanças aconteceram, poluição nem existia, até desconhecíamos tal palavra. Então, mamãe ia pondo os animais, as plantas e por último a manjedoura. Ficávamos extasiados e embevecidos vendo surgir o cenário. A alegria era imensa, quanta felicidade para nós. O tempo passou, e já em minha casa lembro que ornamentei a mesa com uma toalha que comprei na Casa das Rendas, de propriedade de seu João Lopes. E Valdecy, sua filha que foi minha colega no Colégio Mons. Macêdo e morava próxima de minha casa me ajudou a ornamentar a árvore. Ficou bonita. Com o tempo me encarreguei de preparar a casa de minha sogra, dona Maria, nessa época do natal. E a comemoração festiva da véspera de Natal, era no terraço de sua casa no 1º andar. Seu Zeca, meu sogro, comprava lâmpadas coloridas e enfeitava a grade protetora. Ficavam os dois tão felizes e expandiam alegria. Os filhos, netos, noras e amigos participavam dessa confraternização contentes e felizes porque faziam parte de uma família que estampava a aura do amor, da compreensão, do carinho e da verdadeira união. Ah! Jesus, como sinto falta desses momentos dadivosos. Amigos leitores, gastei algumas horas buscando uma mensagem que traduzisse o espírito do Natal, a sua essência que é a chegada do Menino Jesus que veio ao mundo para transformar, para nos amar verdadeiramente. Então, encontrei este texto que nos faz refletir e nos ensina como devemos caminhar para melhorar.    

                                         Tempo de Natal
Natal somos nós quando decidimos nascer de novo, a cada dia, nos transformando. 
Somos o pinheiro de Natal quando resistimos vigorosamente aos tropeços da caminhada. 
Somos os enfeites de Natal quando nossas virtudes, nossos atos, são cores que adornam. 
Somos os sinos do Natal quando chamamos, congregamos e procuramos unir. 
Somos luzes do Natal quando simplificamos e damos soluções. 
Somos presépios do Natal quando nos tomamos pobres para enriquecer a todos. 
Somos os anjos do Natal quando cantamos ao mundo o amor e a alegria. Somos os pastores de natal quando enchemos nossos corações vazios com Aquele que tudo tem. 
Somos estrelas do Natal quando conduzimos alguém ao Senhor. 
Somos os Reis Magos quando damos o que temos de melhor, não importando a quem. 
Somos as velas do Natal quando distribuímos harmonia por onde passamos Somos Papai Noel quando criamos lindos sonhos nas mentes infantis. 
Somos os presentes de Natal quando somos verdadeiros amigos para todos. 
Somos cartões de natal quando a bondade está escrita em nossas mãos. Somos as missas do Natal quando nos tomamos louvor, oferenda e comunhão. 
Somos as ceias do Natal quando saciamos de pão, de esperança, qualquer pobre do nosso lado. 
Somos as festas de Natal quando nos despimos do luto e vestimos a gala. Somos sim, a Noite Feliz do Natal, quando humildemente e conscientemente, mesmo sem símbolos e aparatos, sorrimos com confiança e ternura na contemplação interior de um natal perene que estabelece seu Reino em nós. Obrigado Jesus! Por vossa luz, perdão e compreensão. Feliz Natal, Amigos!
Fonte: facebooktwittergoogle+

COMENTÁRIOS SOBRE A COLUNA ANTERIOR:

Concita Gomes: ótimo. Muito bom mesmo!

Edna Caneca: linda!

Marluce Ferreira de Carvalho: Linda! Curti e compartilhei...

Analuce Caneca: Adorei!

Mirna Figueiredo: Amei!

Maria Stela Inácio: Tua alegria testemunha a presença de Deus na tua caminhada...A nossa família te ama muito!

Helena Paixão: Que menina charmosa, tenho muita saudade, você é muito especial.

Haydee Felipe Rodrigues: Daniel, você e Neuma São pessoas especiais no nosso coração. Amo vocês!