domingo, 30 de setembro de 2012

Delícias de minha culinária


Espero que agrade aos meus leitores o tema escolhido para esta semana: meus dotes culinários. Sou uma pessoa que não tenho muita afinidade com a cozinha, são pouquíssimos dotes, entretanto preparo alguns quitutes que agradam muito às pessoas que os recebem. O costume que tenho é o de presentear meus amigos com coisas feitas por mim. Acredito que é mais valorizado e apreciado, porque tem o carinho pelo meio. Coloco então, à disposição de vocês leitores que apreciam esta Coluna, a receita do bolo fofo, apelidei-o de Bolo Gostoso. Esse bolo fez parte de minha infância, porque mamãe o comprava sempre, não completo, apenas algumas fatias no Café Expresso de seu Francisquinho Monteiro, localizado na Rua Santa Luzia, onde hoje funciona a agência do Bradesco. Padre Francisco (Salesiano) por ser compadre dos meus pais, padrinho do meu irmão, Aldo, sempre os visitava e quando chegava, mamãe se apressava em lhe oferecer um lanche, como não tinha bolo frequentemente lá em casa, o jeito era mandar comprar, e haja menino a ir apressado satisfazer o pedido de mamãe. E a receita é esta, sinto ainda o cheirinho apetitoso do bolo quando chegava.

                  3 copos (americano ou de geleia) de farinha de trigo com fermento
                  2  ½ copos de açúcar
                  1 copo de leite
                  4 colheres (sopa) de manteiga
                  4 ovos
         
                  Bate o açúcar com a manteiga até ficar do jeito de creme; coloca uma gema de cada vez e bate até colocar todas. Vai colocando a farinha de trigo aos poucos, alternando com o leite e por último põe as claras batidas em neve. Polvilha a forma  com manteiga e farinha de trigo e coloca a massa já batida. Tempo de duração para assar o bolo, de 40 a 45 minutos ou de acordo com a temperatura do forno do seu fogão. Uma dica importante, o segredo do bolo está na maneira de bater, tem que seguir numa mesma direção, ou melhor siga a direção do relógio. Após retirar do forno deixa esfriar. Retira da forma, coloca na boleira, põe por cima creme de goiaba e queijo ralado. Ah! Fica muito saboroso.

                Pavê de biscoito maizena
              
               1 caixa ou lata de leite moça
               Mesma quantidade de leite
               1 caixa de creme de leite
               Biscoito de maizena
               2 ovos

               Colocam-se no liquidificador  duas gemas, o leite moça e o leite de gado, bate bem. Põe no fogo e fica mexendo até ficar na consistência de mingau. Esfria um pouco e coloca no pyrex; em seguida vai colocando os biscoitos, antes molha no leite, três de cada vez; põe o creme por cima, mais biscoitos e por último as claras batidas em neve, 5 colheres (sopa) de açúcar e o creme de leite, mexe um pouco para unificar.
Dica: Para que o creme de leite endureça, coloque no congelador por umas duas horas. A receita deste pavê foi minha prima/irmã, Marleide que me ensinou, ou melhor, fez em minha casa e eu aprendi.

                Torta de maçã ou abacaxi

                1 caixa ou lata de leite moça
                Mesma quantidade de leite
                1 colher (sopa) de manteiga
                1 colher (sopa) de maizena
                2 ou 3 maçãs ou um abacaxi
                Ameixa sem caroço
                Limão (caso use a maçã) espreme o limão por cima dos pedaços de maçã.
                No caso do abacaxi corta em pedacinhos.
                3 ovos.

                 No liquidificador põe as gemas, o leite moça, o leite e a maizena, bate bem. Leva ao fogo brando e fica mexendo até soltar da panela. Deixa esfriar. Coloca num pyrex uma parte do creme, põe por cima os pedaços de maçã ou abacaxi, cobre todo o creme. Em seguida coloca novamente o creme, os pedaços da fruta. As ameixas liquidificadas com um pouco de água, coloca por cima e a última camada é das claras batidas em neve com açúcar e o creme de leite endurecido, mexe um pouco. Leva ao refrigerador. É um bom lanche e agrada muito o aniversariante quando o presenteio. Esta torta era obra de Dejesus Batista, aprendi quando fiz o curso de arte culinária com ela, em sua casa.
                 Um fato interessante que aconteceu com a tia de Daniel, tia Lourdes, o seu aniversário acontece no mês de janeiro. Preparei o bolo, coloquei na caixa, enfeitei com fitas e fui até sua casa com o presente. Queria lhe fazer uma surpresa. Mas, a surpresa veio da parte dela, não sabia que tinha viajado para Guarapari, foi visitar seus filhos que residem lá. Apertei na cigarra e tia Ló (sua irmã) abriu a porta. Perguntei por tia Lourdes e ela começou a rir e respondeu: “Você não soube que ela viajou para Guarapari?”. Soltei uma risada bem gostosa e disse: “Não vou levar o presente de volta, vocês podem saborear o que trouxe e façam inveja a tia Lourdes, ligaram logo depois para ela e fizeram inveja dizendo que estavam comendo o bolo que era o presente do seu aniversário. Então, quem deseja presentear com estas delícias, é bom se certificar primeiro se a pessoa que vai receber o presente não viajou, para não passar por este mico.
         
Comentários sobre a coluna anterior:
Francisco Carlos Pontes, Parnaíba, PI: “O Colégio Salesiano exerce sobre cada um de nós, ex-alunos um orgulho muito peculiar. Não se trata de sobrepujar nenhuma instituição ou coisa que o pareça, mas ter estudado no Salesiano São João Bosco em Juazeiro tem um sabor especial. De fato o Salesiano desfilava com muita pompa... Parabéns Neuma pelos lindos registros de uma história real. Muito bom...!
  
Raimundo Nonato Alencar Dantas, Fortaleza, CE: “Minhas homenagens à Profª. Tereza Neuma. Sugeriu rabiscar um fato, curioso? Inédito? Aborda o Ginásio Salesiano nas ruas do Juazeiro”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário