quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Dr. João Tavares, um médico digno de homenagens

O dia 18 de outubro foi escolhido como “Dia do Médico” por ser o dia consagrado pela Igreja a São Lucas. Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos nos países que professam o cristianismo é bem antiga. Eurico Branco Ribeiro, renomado professor de cirurgia e fundador do Sanatório São Lucas, em São Paulo, é autor de uma obra fundamental sobre o patrono dos médicos, em quatro volumes, totalizando 685 páginas, fruto de investigações pessoais e rica fonte de informações sobre São Lucas. Nesta obra, intitulada “Médico, pintor e santo”, o autor refere que, já em 1463, a Universidade de Pádua iniciava o ano letivo em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, proclamado patrono do “Colégio dos filósofos e dos médicos”.

A escolha de São Lucas como patrono dos médicos e do dia 18 de outubro como “Dia dos Médico”, é comum a muitos países, dentre os quais Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos.

Dr. João representa pra mim um excelente profissional da medicina, em especial como obstetra e ginecologista. Fui sua paciente em 1977, por acaso. Fiz o pré-natal do meu segundo filho com uma médica de nossa cidade, e quando senti os primeiros sintomas de que estava chegando o momento do parto, me dirigi ao Pronto Socorro e ela se encontrava de licença. Fui até a sua casa em busca de ajuda, de uma orientação, a resposta que recebi dela era que voltasse para o hospital e procurasse o médico de plantão. Fiquei desorientada e muito aflita, a enfermeira de plantão, Iracema, minha conhecida de longas datas, me acalmou e disse: “Agora mesmo vou examiná-la!”.  Examinou-me e viu que não tinha nenhuma dilatação. Mandou que voltasse pra casa e retornasse às 22h. Assim o fiz. Continuava na mesma. Então, ela chamou dr. João que por sinal estava atendendo uma paciente sua e veio me atender. Observou dr. João que o meu caso era mais urgente porque o bebê já estava sofrendo porque passava da hora.. Imediatamente ele convocou sua equipe para acompanhá-lo na cesárea. E graças a Deus e a dr. João meu filho, Daniel Junior nasceu sem nenhum problema apesar de ter que ser reanimado por aparelhos. E somos muito grato a ele por esse ato de humanidade e de salvador de vidas. 
Neste dia 18 de outubro de 2017, Dia do Médico, quero homenageá-lo e que esta homenagem seja extensiva a todos os médicos de nossa região que abraçaram com amor a  medicina e que fazem do seu ofício uma grande missão.

O texto a seguir foi escrito por Dona Teresinha Neves, sua esposa que atendeu ao meu pedido: 
João Tavares Neves nasceu no Sítio Barriguda, município de Porteiras, no dia 20 de janeiro de 1934. Fez o curso primário na cidade de Jardim; o curso ginasial no Colégio Salesiano São João Bosco em Juazeiro do Norte e o científico no Colégio Diocesano em Crato e no Colégio Carneiro Leão em Recife. Em Juazeiro foi um dos fundadores do Comissariado de Menores e do Centro Estudantil Juazeirense, sendo o orador oficial. No ano de 1957 prestou vestibular para Medicina na Universidade Federal de Pernambuco e foi aprovado em 13º lugar. No final do ano de 1962 concluiu o curso de medicina e a colação de grau aconteceu no dia oito de dezembro no famoso Teatro Santa Izabel. Especializou-se em ginecologia e obstetrícia na Maternidade Bandeira Filho em Recife. Residiu no Hospital São João da Escócia de 1961 a 1962 dando assistência a pacientes clínicos e pós-operados. Fez o curso de doutorado para o SAMDU (Serviço de assistência médica e domiciliar de urgência), onde trabalhou durante um ano no Posto de Saúde no Bairro da Estância em Recife. Juntamente com o dr. Lamartine Holanda fundou o Centro de Estudos Psicológicos e Psiquiátricos em Recife. Em 1963 passou a residir em Juazeiro do Norte, instalando seu consultório e obtendo êxito satisfatório. Em parceria com o dr. José Newton Gomes começou a trabalhar no Hospital e Maternidade São Lucas implantando o sistema de plantão de 24 horas. Trabalhou no referido hospital por 52 anos, no período de 1963 a outubro de 2015. Ainda no mesmo ano de 1963, foi indicado pelo cel. Humberto Bezerra, então prefeito de Juazeiro para assumir a direção do Serviço Cooperativo de Saúde, SESP, e a Secretaria de Saúde do Estado. Nessa época se destacou por comandar a campanha de imunização contra a varíola, quando imunizou 87% da população, eliminando assim a aludida peste que ocasionou vários óbitos. Ocupou também o cargo de Delegado de Saúde da 5ª Região. Foi cooperador do INAMPS. Em 1968 juntamente com os médicos José Newton Gomes, Odílio Camilo, Ailton Gomes e Gilson Sampaio fundou o Pronto Socorro de Juazeiro e a Clínica de Reabilitação e Fisioterapia (CREFJU). Com esta mesma equipe e mais os médicos Antônio Telles, Manoel Salviano, Margarida Callou, José Hildon Morais e o empresário Ivan Bezerra, criaram o Pronto Socorro Infantil do Cariri (PSIC).

Em 1989 recebeu pela Câmara Municipal de Juazeiro do Norte o título de cidadão juazeirense. Através de um parecer do vereador Raimundo Cabral Sales foi-lhe prestado uma homenagem nomeando uma avenida próxima do aeroporto. Recebeu também o título de cidadão Belmontense da cidade de São José do Belmonte, em Pernambuco.

No trato com seus clientes sempre foi extremamente humano, dedicado, caridoso e respeitador. Quando trazia ao mundo uma criança em um parto difícil chegava em casa vibrando com a vida salva. Não tinha receio ao enfrentar gravidez de risco, preparando-se com tudo que precisava para oferecer mais segurança a parturiente. Querido por suas pacientes, acadêmicos de medicina, funcionários e profissionais com os quais manteve contato. Abraçou a medicina por amor. Durante os 54 anos de profissão, que foi de janeiro de 1962 a maio de 2016, trouxe à vida a mais de 52.000 mil bebês, chegando a atender três gerações de uma mesma família.

É casado com Teresinha de Jesus dos Santos Tavares Neves há 52 anos. Dessa união nasceram 5 filhos, três homens e duas mulheres. Hoje a família aumentou contando com um genro, uma nora e cinco netos.

Neste ano de 2017 encontra-se em recuperação devido a uma queda sofrida em maio de 2016. Conta com a assistência integral de sua esposa e dos familiares que o cobrem de cuidado e de carinho intensamente e por isso sentem-se honrados em conviver na companhia de um homem extraordinário.   
 Dr. Hildegardes, Dr. Gilson, Dr. João, Dr. Ailton, Dr. Francisco Monteiro, Dr. Odílio, Dr. Balbino (Carnaval de 1968)
 Dr. João em atividade no centro cirúrgico
 Dr. João proferindo palestra sobre gravidez na adolescência
 Dr. João recebendo das mãos do Dr. Ailton  Gomes, na época prefeito de Juazeiro o diploma de Melhor Médico do ano de 1981
 Dr. João com Dona Teresinha em merecido descanso na fazenda Malhada Grande, São José do Belmonte, PE
 Dr. João, a filha Domane e e o neto Alison.
 Dr. João, Domane e dona Teresinha
                                                                         Dr. João e Sonale.
Thales, Dr. João, D`Annunzio, Geraldo (Iirmão) e Mundinha (cunhada)
Dr. João comemorando o aniversário do seu neto ALYSSON junto aos filhos: DOMANE, JUÁ e D' ANNUNZIO e sua cunhada EDITH.

2 comentários:

  1. Boa tarde,sou Maria de Fátima Alves Balbino morei em Juazeiro do norte CE, tive sete filhas,todas com Dr. João Tavares,tudo que eu sentia,era tratada por ele. Eu só confiava nele. Tenho muito amor e respeito por ele. Já fazem mais de 20 anos que moro em outro estado, mas não esqueço desse casal maravilhoso. Dr. João ainda hoje sinto falta dos seus conselhos. Eu era muito jovem e o sr. me ajudou muito a entender o casamento e filhos. Muito obrigada Dr.joao e Dona Terezinha. Eu amo vcs.

    ResponderExcluir